Outubro Rosa

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Desde 2010, o INCA participa do movimento, promovendo espaços de discussão sobre câncer de mama, divulgando e disponibilizando seus materiais informativos, tanto para profissionais de saúde quanto para a sociedade.

O IMAMA

O IMAMA – Instituto da Mama do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida, desde 2000, pelo Ministério da Justiça como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Foi fundado em 29 de julho de 1993 e, desde então, é presidido pela Dra. Maira Caleffi.

Nasceu de um grupo de mulheres, pacientes da mastologista Maira Caleffi, que, diagnosticadas, participavam de um grupo psicoterapêutico. Ali começou o interesse em comunicar à população gaúcha informações relevantes sobre a saúde da mama. Com o intuito de ajudar outras pessoas a não passarem pelas mesmas dificuldades que tiveram, essas mulheres criaram um grupo de voluntárias que, mais tarde, veio a tornar-se o IMAMA.

Neste sentido, o IMAMA busca a conscientização da sociedade gaúcha acerca da importância dos cuidados com a saúde da mama, enfatizando a necessidade da detecção precoce do câncer de mama para maiores chances de cura, além de qualidade e agilidade em todos os processos da rede de atenção à saúde da mama.

Para tanto, atua diretamente nos processos de educação, reabilitação, articulação e mobilização social em favor da saúde da mama. Também atua como articulador de políticas públicas e é reconhecido por sua habilidade em promover uma mobilização social consciente e colaboradora.

Além disso, o IMAMA é pioneiro em diversos projetos. A FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é justamente um dos frutos deste pioneirismo. Criada a partir da ideia de levar esses projetos para outros estados, um dos objetivos do Projeto TTB (Te Toca Brasil), foi fundada em 22 de julho de 2006 em São Paulo e está sediada em Porto Alegre, com a presidência do IMAMA.

Ao longo de sua história, já alcançou muitas conquistas: a legitimação do Projeto de Lei 266/07 que autoriza a criação e instalação dos Comitês de Tolerância Zero para Mortalidade por Câncer de Mama nos municípios gaúchos e a cedência do terreno para a construção da Futura Sede Educativa do IMAMA são fortes exemplos disso.

Nesta trajetória a instituição também adquiriu mais espaço. Além da Sede em Porto Alegre, o IMAMA possui uma Unidade Regional em Bento Gonçalves (desde 2003) e outra em Triunfo (desde 2005). Em 2008 foi inaugurado o Núcleo de Cachoeira do Sul e, em 2009, em Três de Maio.

Câncer de mama – Sinais e sintomas

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

  • Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos

Ao identificarem alterações persistentes nas mamas, as mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.

Teste: O que você sabe sobre Câncer de Mama? http://www.inca.gov.br/wcm/quiz/index.asp

 

A Promo Expressa Evento abraça essa causa!

#outubrorosa #cancerdemama #imama #inca

outubro rosa - GranjaNews (2)

 

2015-10-08T17:29:05+00:00
Entre em contato